terça-feira, 26 de maio de 2009

HISTORICO DO TECIDO E FIBRAS TEXTEIS


HISTÓRICO


Embora não se saiba exatamente em que ponto e quando, parece fora de dúvida que a indústria têxtil nasceu no Oriente. O fato de terem sido os chineses os primeiros a cultivar o bicho-da-seda, aliado às descobertas arqueológicas que revelam a existência de remotas plantações de algodão nos vales da Índia confirmam essa hipótese. Por outro lado, entretanto, não se pode assegurar que os primeiros tecidos de seda tenham sido fabricados na China. Tal dedução, a rigor, pertence à esfera da lenda, e não à verdade dos fatos. O que se sabe com segurança é que as mais antigas sedas chinesas datam séc. I A.C., período em que floresceu a dinastia Han. Influenciados pela tradição, esses tecidos exibiam desenhos representativos do gosto popular, como dragões, pássaros e animais. nível de feitura nos tempos da Dinastia Ming (séc. XVI).


Com a chegada dos portugueses, em 1514, teve início uma nova era na tecelagem chinesa, que se impôs definitivamente na Europa. Países como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda começaram a importar em larga escala os produtos têxteis chineses, que com seus dragões, tornaram-se então muito comum no ocidente.
Ainda no Extremo Oriente, muito se desenvolveu a estamparia têxtil em terras japonesas.
Graças sobretudo aos artesãos chineses que aí se estabeleceram nos primeiros séculos da Era Cristã.
Por volta do III milênio A.C. já eram fabricados na Índia os primeiros tecidos de algodão denominados sindhu pelos babilônios e sindon pelos gregos.
No Egito (1.500 A.C.) e na Criméia, então colônia Grega, os tecidos de linho alcançaram notável apuro técnico, chegando mesmo a incluir grande variedade de motivos impressos, como figuras de cavaleiros, animais, deusas, pássaros, flores, guerreiros e muitos outros.

Já os tecidos de seda surgiram na Pérsia em pleno florescimento da Dinastia Sassâmida (séc. III a VII).
O Império Bizantino conheceu os primeiros tecidos de seda no sec IV A.C., mas a indústria têxtil somente se desenvolveria nos tempos de Justiniano (527-565).
Em algumas regiões da Europa o domínio mouro, trouxe a vantagem de introduzir o gosto pela arte têxtil, assim no séc X, apareciam na Sicília os primeiros tecidos de seda.
Aproveitando o solo e o clima favoráveis, a indústria têxtil italiana, embora influenciada pela arte oriental, desenvolveu-se e tornou-se o principal centro tecelão da Europa. No século XVII, as cidades de Tours e Lion, na França passam a deter este poder.
No século XVIII, a Inglaterra passou a deter o prestígio internacional para sua indústria têxtil.

Antes de citar o século XX, vale lembrar o destaque da arte têxtil, dos turcos, graças principalmente, ao renascimento artístico persa durante a Dinastia Safárida (XVI e XVIII).
No século XX, o domínio no setor da indústria têxtil passou para os Estado Unidos. Um fato relevante nessa conquista foi o trabalho escravo, utilizado na colheita de algodão , principalmente no Estado da Georgia.






    CONCEITOS E PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS BÁSICOS


    FIBRA TÊXTIL

    A- FIBRA TÊXTIL NATURAL
    1 FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM ANIMAL
    2 FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM VEGETAL
    3 FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM MINERAL

    B- FIBRA TÊXTIL QUÍMICA

    1 FIBRA TÊXTIL QUÍMICA SINTÉTICA
    2 FIBRA TÊXTIL QUÍMICA ARTIFICIAL

    FIBRA TÊXTIL

    Substrato natural ou químico, constituído por macromoléculas lineares cuja característica é a alta proporção entre seu comprimento e diâmetro, estando apto às aplicações têxteis.
    As fibras têxteis podem ser divididas em três tipos básicos:

    A- FIBRA TÊXTIL NATURAL. É fornecida pela natureza. O homem por sua vez se encarrega da extração e beneficiamento.

    A1.FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM ANIMAL
    Matéria extraída dos animais. Exemplos: seda, lã , camurça. Claro que todas as peles de animais podem entrar nessa classificação inclusive couro, muitas delas usados em decoração e mais especificamente em revestimento de móveis.
    Um detalhe importante os tecidos imitando desenho de peles de animais são uma tendência no estilo de decorar que veio para ficar.Esses tecidos podem ser em algodão, em lona. Também é uma tendência imitar a textura desses animais, como faz a camurça sintética. Estampas de zebras, camurça, pele de cobra, pele de elefante, onças (todos falsos ou "fakes" como querem as editoras de moda das revistas internacionais).
    - camurça sintética imita textura da camurça / Zebras, cobra são tecidos de algodão estampados com o desenho da pele.
    - cashmere das cabras, angorá dos coelhos, alpaca, da vicunha da lhama e camelos
    .

    A2. FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM VEGETAL
    Aqui a matéria prima e extraída das plantas. Hoje este campo é vasto em novos materiais. Os mais comuns são os tecidos de algodão.Outros exemplos de tecidos vegetais são o linho, rami, cânhamo; bordado, juta, sisal, paineira, coco.
    O Algodão e a paina, vêm da sementes.Linho e rami, extraídas dos talos. Cânhamo, sisal e juta são provenientes das folhas.A fibra do coco, que é retirada do próprio fruto.

    A3. FIBRA TÊXTIL NATURAL DE ORIGEM MINERAL
    Amianto- extraída do mineral asbesto(tecido utilizado como isolante térmico ou antichama) .Lembrar da luva de forno


    B-FIBRA TÊXTIL QUÍMICA

    B1 FIBRA TÊXTIL QUÍMICA SINTÉTICA
    São fibras obtidas através de artifícios químicos (artificiais) ou síntese químicas (sintéticas)
    As fibras sintéticas são sintetizadas a partir do petróleo, sendo as mais usuais:poliéster (tergal),polipropileno,a poliamida (nylon),acrílico (dracon),elastano (lycra).

    B2 FIBRA TÊXTIL QUÍMICA ARTIFICIAL
    É obtida através de transformação de uma base natural, utilizando-se artifícios físico-químicos. As fibras artificiais mais conhecidas são viscose, o rayon, acetato e triacetato.


FIOS E TECELAGEM

A partir manipulação das fibras são produzidos os fios. A fiação deve ser muito bem feita. Ela será responsável, junto com a qualidade das fibras e com o entrelaçamento adequado dos fios, pela maior ou menor resistência do tecidos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DAS FIBRAS TÊXTEIS

Hidrofilidade propriedade que certas fibras apresentam de absorver e reter água(presentes em fibras têxteis naturais).


Hidrofobilidade propriedade que certas fibras apresentam de absorver água lentamente ou até repeli-la. Esta característica, normalmente provoca uma sensação de desconforto. As fibras sintéticas geralmente possuem essa características.

Finura refere-se ao diâmetro ou espessura da fibra, geralmente expressa em micra, quanto mais fina for a fibra, mais agradável será o toque que elas produzirão, nesta classe se destacam as microfibras.
Elasticidade propriedade na qual as fibras, após sofrerem uma força de tração se alongam e retornam ao seu estado inicial após a retirada da carga deformante.
Resistência propriedade que certas fibra apresentam de voltar ao estado original após a aplicação de uma carga transversal deformante. (amarrotamento)
Toque característica de conforto que certas fibra apresentam quando estão em contato com a pele.

Comportamento
frente aos produtos químicos: conjunto de propriedades onde se verifica o comportamento da fibra quando expostas a ácidos, álcool e solventes orgânicos.

Desgaste frente a ação mecânica: comportamento das fibras frente a ação de agentes mecânicos.


OS TECIDOS

I) TECIDO PLANO OU CALA
II) TECIDO JACQUARD
III) TECIDO DE VELUDO

I) TECIDO PLANO OU CALA - O Tear só produz desenhos retilíneos
Os fios são colocado no tear e entrelaçados em um ângulo reto, um a um, num ato conhecido como tecer.No sentido do comprimento do tecido correm os fios do urdume. E no sentido da largura, passam os fios da trama. Desse cruzamento o tecido ganha forma e consistência podendo variar de textura.

II) TECIDO JACQUARD
São tecidos fabricados em um tear que proporciona a evolução independentemente dos fio do urdume, de maneira a constituir as mais variados tipos de ligamentos, com os mais belos desenhos.
Hoje em dia, podemos dizer, que não há praticamente padrão algum impossível de se fabricar em um tear, desde as mais simples telas as mais complicadas.
O tecido obtido em um tear jacquard pode se enquadrar dentro da categoria de tecidos especiais, por apresentar como característica principal: o recurso de evoluir os fios do urdume individualmente, sendo que quando maior for o padrão que tivermos, maior será também o seu valor comercial.
Obtém-se uma maior ou menor resistência a abrasão atilde;o no tecido confeccionando-se o mesmo com fios (diâmetro do fio) mais grossos ou fios de títulos mais finos, no sentido de trama e urdume, devendo-se levar em conta também o tipo de fibra utilizada.
Até a criação do jacquard (um acessório, maquininha) para teares mecânicos, inventada por Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), não era possível produzir nos teares fios com curvas. (os chamados desenhos curvilíneos).
Com este mecanismo inventado no século XIX, os teares passam a tecer estampas mais complexas. Esse processo é utilizado até nos dias atuais, com o auxílio dos recursos da informática. A repetição dos desenhos que até há pouco limitava-se a 32 cm,. Hoje com o tear quádruplo é possível 74 cm.

III) TECIDOS DE VELUDO
É um tecido de origem antiga criado na Índia, nos séculos X e XV era fabricado exclusivamente na Itália. Apresenta no seu lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante. Estes pelos são curtos, muito densos e se mantém em pé fazendo parte da estrutura do tecido.
Inicialmente a tecelagem era efetuada na forma de bucles (felpa) que são posteriormente navalhadas. Esse processo torna o produto com seu valor comercial numa faixa intermediária entre o tecido plano e o jacquard.

    TIPOS DE TECIDOS
    Para maior compreensão da lista de tecidos, vamos classifica-lo, em três categorias, observando a seguinte legenda.

    P ® Tecidos Planos (conforme explicações anteriores)
    J ® Tecidos Jacquard (conforme explicações anteriores)
    V ® Tecidos tipo Veludo (Conforme explicações anteriores)

J/P/V - ALGODÃO: o mais usado é importante filamento natural proveniente da fibra vegetal que envolve a semente da planta do algodão. A sua cor varia do bege-claro ao mais escuro.

J - ADAMASCADOS: seu nome deriva de Damasco, capital da Síria, onde foi encontrado originalmente.A composição pode ser seda, linho ,algodão, rayon, poliéster, viscose lavrado em motivos florais ou geométricos ou qualquer tipo de relevo, como tecidos que chamamos que matelassé.

J - BROCADO: rico tecido de seda com desenhos em damasco em relevo realçado por fios de ouro e/ou de prata.

J - CASHEMERE: tecido em pelo macio e fino retirado da cabra. Hoje feito também em lã ou acrílico ( material sintético). A padronagem é em forma de gotinha.

P - CETIM: tecido originário da cidade de Tsenthung, em árabe Zaitum, porto chinês de onde era exportado durante a Idade Média. Sedoso e brilhante, esse tecido pode ser feito de seda ou de fibras sintéticas e algodão.

P/M - CHAMALOTE: o termo vem do francês arcaico chamelote ( camelo). O posição do fio produz um efeito ondeado.

P - CHINTZ: tecido de algodão, firme e brilhante, que pode ser tingido ou estampado. Normalmente é utilizado na decoração.

J - CHEVROM: qualquer tecido que apresente como desenho o aspecto espinha-de- peixe.

P/M - CREPE: existe uma grande variedade de tais tecidos. As características principais são o aspecto granulado (granité), toque áspero, opaco e muita fluidez. Os crepes figuram tanto nas criações de pret-á-porter como na alta-costura ( Chanel sempre os empregou em suas criações). Muito utilizado em cortinas e estofamento.

P - CREPOM: tecido em fibras naturais com aspecto enrugado. O conhecido "Ana ruga".

P - CÔCO RALADO o fio fantasia é o que dá o relevo.

J/P - JEANS: nome inglês de tecido de algodão com desenho sarja e peso elevado para calças e macacões. O mesmo que denim, canvas, zuarte.

P - LONA: tecido de algodão com fio mais grosso.

P - PETIT POIS: tecido com bolinhas.

P - POPELINE: tecido de trama singela em algodão.

P/M - PRÍNCIPE DE GALLES: tecido masculino com madras.

P - SEDA: obtida da secreção de certas lagartas, sendo a principal, o bicho de seda -tipo de fibra.

P - SHANTUNG: tecidos de fio de seda, rayon ou algodão com textura irregular com nome derivado de cidade Chan-Tung, na China.

P - PANAMÁ: gorgorão bastante fino.

P - VOIL: tecido leve e com transparência utilizado em cortinas

P - XADREZ:


TECIDOS E SUAS UTILIDADES NA DECORAÇÃO

Os tecidos podem ser usados na decoração com 4 finalidades básicas:

    1. Cortinas
    2. Revestimento de móveis
    3. Revestimento de paredes
    4. Confecção de acessórios (edredrons, mantas, almofadas, necessaires, rolos, bolsas, cúpulas, mesas vestidas)

TRATAMENTOS DE TECIDOS
Os tecidos podem sofrer alguns processos em duas etapas distintas: Industrial e Consumidor.

INDUSTRIAL

Coenização duplagem do tecido para aumentar a resistência.

Mercerização reação química feita no tecido de algodão, com soda cáustica. Deixa mais limpo brilhante e com pouca tendência ao encolhimento.

Calandragem processo físico em que o tecido passa entre dois cilindros, para acomodar os fios e evitar que as fibras se soltem. Se um dos rolos for quente, dará também brilho ao tecido.

Chamuscagem processo físico, através de máquina para eliminar as fibras soltas, evitando que elas formem bolinhas (pelling).

Texturização processo físico para dar maior elasticidade ao fio, mais diminuiu seu brilho natural.

Gaufrée o tecido passa entre dois cilindros quentes e gravados para ganhar relevo.

Ciré
acabamento feito com uma calandra, destinado a dar um aspecto muito brilhante ao tecido.

Estampa transfer
estampa transferida para o tecido através de um molde de papel, só pode ser realizado em fibras de poliester.

Emborrachamento:
resina aplicada no tecido. Muda seu aspecto, deixando-o similar a borracha, facilitando a limpeza. Não é indicado para tecidos em relevo e trama muito aberta.


CONSUMIDOR

Emborrachamento resina aplicada no tecido. Muda seu aspecto, deixando-o similar a borracha, facilitando a limpeza. Não é indicado para tecidos em relevo e trama muito aberta.

Resinagem: além das técnicas de impermeabilização e emborrachamento, existem resinas com diversas aplicações, entre elas: antichamas, black out, antifungo.

Impermeabilização: resina pulverizada em todo tipo de tecido. Sem mudar suas características,torna-se resistente a líquidos e manchas. (Teflon e Scoth-Gard).


Um comentário:

  1. Visite-me e leia mais sobre tecido em :
    http://teoriasdoeins.blogspot.pt/2013/12/o-tecido.html
    ou sobre debuxo:
    http://teoriasdoeins.blogspot.pt/2013/11/debuxo.html
    ou sobre tecelagem:
    http://teoriasdoeins.blogspot.pt/2013/11/tecelagem.html

    ResponderExcluir